quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

XXIV Estágio Local de Vivência em SUS (ELV-SUS)


Nós, do Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED-UFBA), estamos convidando você, calouro de Medicina em 2012.1, a participar do XXIV Estágio Local de Vivência em SUS (ELV-SUS). Antes disso, porém, vamos esclarecer algumas coisas:

1) O que é o Diretório Acadêmico de Medicina?

O DAMED é o órgão de representação dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFBA. Ė formado por estudantes de diversos semestres do curso, visando, dessa forma, obter uma pluralidade de opiniões que é essencial para a discussão. O DAMED discute todos temas que tocam os estudantes de Medicina de uma forma ou de outra. Dentre eles, o mais importante é, como não poderia deixar de ser, o direito à saúde em sua concepção mais ampla e a educação médica, tendo em vista ainda o processo de transformação curricular pelo qual o curso de Medicina da UFBA está passando.

2) Transformação curricular? Como assim?
O curso de Medicina ho
je na maioria das escolas médicas do Brasil (inclusive na UFBA) tem como base um currículo arcaico, com um predomínio absurdo da teoria sobre a prática e uma supervalorização da memória como principal atributo do médico formado. Além disso, as diretrizes curriculares do MEC para o curso de graduação de Medicina preconizam a atenção básica à saúde através de ações de prevenção e promoção da saúde. Infelizmente, porém, o que se vê muuuitas vezes na prática e no dia-a-dia da faculdade é um direcionamento, por parte dos docentes e da própria estrutura do curso, para uma formação cada vez mais fechada que visa a formação de médicos que atendam na rede privada de saúde. O curso de Medicina da UFBA hoje se encontra em processo de remodelagem, com o intuito de assegurar a formação de médicos comprometidos com a saúde pública e com a Medicina Preventiva, assim como proposto pelo MEC.


3) Tudo bem.... Mas o que é esse "Estágio Local de Vivência no SUS" mesmo? Como funciona?

O Estágio Local de Vivência em SUS, projeto realizado semestralmente pelo DAMED desde 2000, é voltado para os calouros do curso de graduação em Medicina da UFBA e tem como objetivo recepcionar os estudantes recém-egressos do vestibular e inseri-los no universo de problematizações sobre o que é Saúde e os seus determinantes sociais, SUS, Reforma Sanitária, Luta Anti-manicomial e sobre a necessidade de se formar profissionais de saúde, partindo do foco da área médica, que saibam dialogar com a realidade da população brasileira. Esta discussão, imprescindível à formação de indivíduos comprometidos com a construção social, se perde ao decorrer do período de formação acadêmica sendo, quando muito, tangenciada pontualmente em algumas poucas disciplinas das grades curriculares dos cursos de Medicina. Assim, após uma série de momentos teóricos de capacitação, os estagiários serão deslocados para a cidade de Vitória da Conquista, onde o processo de implementação do SUS encontra-se avançado no estado da Bahia, e, a partir da vivência de uma semana, queremos construir, coletivamente, a visão de que a luta por um sistema público, gratuito e de boa qualidade de atenção à saúde das populações é possível. A avaliação dos calouros tem sido muito positiva, pois além de cumprir com os objetivos principais de sensibilização do estudante para o SUS e para o processo de transformação curricular da FAMEB, o estágio também possibilita uma boa integração da turma, antes mesmo do início efetivo das aulas! ;D


4) Quando e onde vai ser? Como eu faço para me inscrever?

O estágio será realizado em Vitória da Conquista no período que compreende a semana entre o dia 25/02 a 03/03/2012. No período de matrícula, o DAMED recepcionará os calouros, a fim de orientá-los sobre a inscrição, as atividades que envolvem o estágio, tais como as oficinas de capacitação com os estudantes interessados e a viagem propriamente dita. Provavelmente, haverá uma pequena taxa para cobrir necessidades básicas da viagem.

Pra começar é isso! Ainda existirão muitos outros momentos para informações e esclarecimentos. Qualquer dúvida basta postar no grupo do ELV no FACEBOOK, perguntar a algum veterano (são gente boa, pô...) ou se você anda meio tímido pode mandar uma mensagem pro e-mail damedparticipe@gmail.com !

"Ahh... ok, mas eu me sinto melhor com um contato mais pessoal, é mais aconchegante..."

Sem problemas! É só escolher alguém na lista abaixo! Os veteranos estão sempre disponíveis, inclusive durante a madrugada viu, ou vocês ainda não sabem que dormir NÃO é coisa de estudante de medicina? :D

Bem vindos à FAMEB!
AbraSUS!

DAMED



Contatos:

Thamirys Marinho

Tel: (71) 87663414 / (71) 93041676

e-mail: tthamysousa@hotmail.com


Mariana Prates

Tel: (71) 91862990

email: mari_prates@hotmail.com


Emerson Monteiro

Tel: (71) 88114951

e-mail: emonteirocoes@hotmail.com


Maianne Fernandes

Tel: (71) 88114951 / (71) 92597767

e-mail: maiannefernandes@gmail.com


Luna Carvalho

Tel: (71) 87874160 / (71) 93091675

e-mail: luna.dca@gmail.com


2 comentários:

Thamy (: disse...

Grupo do ELV no FACEBOOK
http://www.facebook.com/groups/308094819236339/


Veja também o BLOG mais bonito do DAMED! rs ;D
http://damedufba.blogspot.com/

Anônimo disse...

Na parte dos temas que tocam os estudantes de medicina tem que ver também com nefrologia ou isso é muito avançado?
Tenho conhecidos que estão tentando fazer algum estagio nessa área e eu queria ter um pouco de informação para eles.