terça-feira, 4 de novembro de 2008

PORQUE VOTAR CONTRA A CHAPA 1

Gente,
Como vocês devem ter percebido, DIAS 05 e 06 ACONTECERÃO AS ELEIÇÕES PARA A GESTÃO 2009 DO DCE-UFBA. Diferentemente dos anos anteriores, não há nenhum membro da gestão do DAMED em nenhuma chapa que está disputando esta eleição. Entretanto, na última reunião ordinária do DA (quinta-feira passada, dia 30/10), depois de discutir o contexto político das eleições, decidimos puxar uma campanha contrária à Chapa 1, "Por todos os Sonhos, Por todas as Lutas".
O texto abaixo é um documento oficial do DAMED explicando, em 10 itens, porque é preciso votar contra a chapa 1. Além desses 10 motivos, há um mais recente:
todos os cartazes da campanha "PORQUE VOTAR CONTRA A CHAPA 1" colocados pelo DAMED nos espaços da Faculdade, inclusive no mural do DAMED, foram retirados das paredes por membros da chapa 1 que, assim como algumas autoridades da UFBA, têm a CENSURA COMO PRÁTICA POLÍTICA.


________________________________________

POR QUE VOTAR CONTRA A CHAPA 01


Quem são eles ?


São, em sua maioria, militantes da juventude de três grandes campos políticos - União da Juventude Socialista (UJS-PC do B); Flores de Maio (Juventude da Articulação Unidade na Luta – PT; PTD, PTB, etc) e juventude da Democracia Socialista (DS-PT) – que usam as entidades estudantis como correia de transmissão dos interesses desses campos políticos, desrespeitando as decisões das assembléias estudantis, vendendo o movimento e se mantendo vivos através da política da MENTIRA. Exemplos não faltam:
1) LEMBRA DA ÚLTIMA ELEIÇÃO DO DCE UFBA, quando TODOS OS ESTUDANTES DE MEDICINA FORAM TAXADOS DE RACISTAS PELA CHAPA "Eu Quero Botar meu Bloco na Rua"?

2) Que, APESAR DA NOSSA FACULDADE SER A ÚNICA DA UFBA QUE SE POSICIONOU EM ASSEMBLÉIA GERAL A FAVOR DAS COTAS (2003), SEMPRE EXISTE UM GRUPELHO NO MOVIMENTO ESTUDANTIL NOS ACUSANDO DE ANTI-COTAS E RACISTAS?
3) QUE DESDE 2004 O VIDRO DA PORTA DA FRENTE DA FMB ATÉ HOJE ESTÁ QUEBRADO PORQUE, EM 2004, DURANTE UMA PASSEATA DEMAGOGA DE 10 PESSOAS CONTRA O "RACISMO DA FMB-UFBA", UMA PEDRA GOLPEOU A VIDRAÇA DA FACULDADE?


Pois é... SÃO ELES.
4) Durante a Greve de 2004 essa mesma galera que hoje se propõe a representar os estudantes da UFBA enquanto gestão do DCE-UFBA desrespeitou, reiteradamente, deliberações de assembléias gerais e reuniões de DA's e CA's (CEB's) nos Conselhos Superiores (CONSEPE e CONSUNI), votando contra o que os estudantes, juntos, haviam decidido democraticamente. Todo mundo sabe que um DA, ou uma de DCE, tem de representar o que é decidido coletivamente pelos estudantes nas suas reuniões (ordinárias, assembléias), concordando ou não com o que foi decidido. ELES NÃO RESPEITAM ESSE DIREITO SEU. Se a greve de 2004 durou 04 meses, e teve conquistas importantes, mas limitadas para o Movimento Estudantil da UFBA, os grandes responsáveis são eles;

5) Um dos três estudantes de Medicina na chapa 01, Marcus Pagani, era estudante do curso de Engenharia Elétrica durante a greve de 2004, e FOI DESTITUÍDO POR UMA ASSEMBLÉIA GERAL QUE CONTOU COM MAIS DE 1500 ESTUDANTES POR TER TRAÍDO O MOVIMENTO E VOTADO CONTRA AS PROPOSTAS DEFINIDAS EM ASSEMBLÉIA PARA SEREM DEFENDIDAS PELO DCE NO CONSEPE.
6) São esses os grupos políticos que fazem da UNE, UBES e UEB entidades que só aparecem para roubar dinheiro dos estudantes na época de confeccionar as carterinhas estudantis. Basta lembrar que o selo de meia entrada que colocam no SSACard, que destina mais de R$ 5,00 por cartão pra essa galera. O que é que eles fazem com essa grana?

7) Essa é a galera que defende o REUNI, a Universidade Nova e Reforma Universitária. Se você não concorda politicamente com isso, tê-los como gestão do DCE, sabendo que não respeitam as deliberações das assembléias e das reuniões de DA e CA é a maior roubada. A nosso Faculdade é contrária ao REUNi/Uninova e não aderiu a ele, principalmente por conta Transformação Curricular. Quer saber como é que vai ser para a Transformação com o REUNI implementado em 2009? Muito pior se essa galera estiver no DCE.

8) Eles apoiaram e defenderam a FBC – e o roubo de mais de R$ 40.000.000,00, a discriminação dos pacientes do SUS, a não-utilização dos recursos terapêuticos necessários e disponíveis nos pacientes SUS, e sim nos de convênio, a dupla cobrança, etc – do princípio ao fim do processo de expulsão da Fundação.

9) Tentaram, durante a Ocupação da Reitoria de 2007, descaracterizar e boicotar o movimento, apoiando o reitor mesmo quando o mesmo autorizou a invasão e a ação violenta da Polícia Federal, que resultou na prisão de 04 estudantes, inclusive a de uma colega nossa (Luciana Barboza, 10º semestre).

10) Durante as manifestações deste ano por mais segurança na UFBA (após o estupro de uma colega nossa, estudante de Dança), transformaram as mobilizações num verdadeiro carnaval, com direito a trio elétrico e tudo o mais, desrespeitando o sentimento de indignação, luto, revolta e solidariedade dos manifestantes pelo acontecido e desviando o propósito das mobilizações, que era em prol da garantia de segurança já, para dar a entender que a UNE estava "comandando" as manifestações.

Se você concorda que essa galera não nos representa, NÃO SEJA OMISSO!

VOTE CONTRA A CHAPA 1!!

Como fazer isso?

Simples: se informe das propostas das outras chapas e vote! Participe do Processo. O voto dos estudantes de Medicina sempre teve muito peso nas eleições do DCE – As urnas da nossa faculdade equivalem, freqüentemente, a 10% do total de votos. Você realmente pode ajudar a decidir o resultado final desse processo.

NÃO DÊ ESSE MOLE.