sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

ESTÁGIO LOCAL DE VIVÊNCIA DO SUS -ELV-SUS XXII

Nós, do Diretório Acadêmico de Medicina (DAMED-UFBA), estamos convidando você, calouro de Medicina em 2011.1, a participar do XXII Estágio Local de Vivência em SUS (ELV-SUS). Antes disso, porém, vamos esclarecer algumas coisas:

1) O que é o Diretório Acadêmico de Medicina?

O DAMED é o órgão de representação dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFBA. Ė formado por estudantes de diversos semestres do curso, visando, dessa forma, obter uma pluralidade de opiniões que é essencial para a discussão. O DAMED discute todos temas que tocam os estudantes de Medicina de uma forma ou de outra. Dentre eles, o mais importante é, como não poderia deixar de ser, o direito à saúde em sua concepção mais ampla.

2) Tudo bem.... Mas o que é esse "Estágio Local de Vivência no SUS"? Como funciona?

O Estágio Local de Vivência em SUS, projeto realizado semestralmente pelo DAMED desde 2000, é voltado para os calouros do curso de graduação em Medicina da UFBA e tem como objetivo recepcionar os estudantes recém-egressos do vestibular e inseri-los no universo de problematizações sobre o que é Saúde e os seus determinantes sociais, SUS, Reforma Sanitária, Luta Anti-manicomial e sobre a necessidade de se formar profissionais de saúde, partindo do foco da área médica, que saibam dialogar com a realidade da população brasileira. Esta discussão, imprescindível à formação de indivíduos comprometidos com a construção social, se perde ao decorrer do período de formação acadêmica sendo, quando muito, tangenciada pontualmente em algumas poucas disciplinas das grades curriculares dos cursos de Medicina. Assim, após uma série de momentos teóricos de capacitação, os estagiários serão deslocados para a cidade de Vitória da Conquista, onde o processo de implementação do SUS encontra-se mais avançado no estado da Bahia, e, a partir da vivência de uma semana, constroem, coletivamente, a visão de que a luta por um sistema público, gratuito e de boa qualidade de atenção à saúde das populações é possível. A avaliação dos calouros tem sido muito positiva, pois além de cumprir com os objetivos principais de sensibilização do estudante para o SUS e para o processo de transformação curricular da FAMEB, o estágio também possibilita uma boa integração da turma, antes mesmo do início efetivo das aulas.

3) Quando e onde vai ser? Como eu faço para me inscrever?

O estágio será realizado em Vitória da Conquista no período que compreende a semana entre o dia 20/02 e 26/02/11. No período de matrícula, o DAMED recepcionará os novos calouros, a fim de orientá-los sobre a inscrição, as atividades que envolvem o estágio, tais como as oficinas de capacitação em SUS com os estudantes interessados e a viagem propriamente dita. Provavelmente, haverá uma pequena taxa para cobrir necessidades básicas da viagem.

4) Quero muito participar, mas eu passei para o segundo semestre (2011.2)... Como que eu faço?

O estágio de vivência em SUS (ELV-SUS) acontece semestralmente desde 2000, sempre antes do início de cada semestre. Se você passou para o segundo semestre, relaxe! Antes do período de matrícula do segundo semestre (por volta do final de julho ou início de agosto), nós entraremos em contato novamente. Todo mundo poderá participar, só que no momento certo! Quaisquer outras eventuais dúvidas, entre na nossa comunidade do orkut e deixe o seu recado. Se preferir, entre em contato conosco diretamente!

Contatos:

Emerson Monteiro

Tel: (71) 88114951

email: emonteirocoes@hotmail.com

Maianne Fernandes

Tel: (71) 88114951 (71) 92597767

email: emonteirocoes@hotmail.com

Marta Rocha

Tel: (71) 99779536

email: martatrocha@gmail.com

Mauro Tupiniquim

Tel: (71) 92350059

email: maurotupy@hotmail.com