sábado, 5 de novembro de 2011

DILIGÊNCIA – Quais são os problemas?

A diligência à qual estão submetidos todos os programas de residência médica do C-HUPES e MCO foi determinada após avaliação da CNRM, a partir da qual foi elaborado um relatório sobre os problemas vivenciados nas instituições e que relacionam-se ao funcionamento inadequado desses programas.

Os problemas foram apontados pelos próprios médicos-residentes (MR), bem como por professores-preceptores, dirigentes do hospital e da maternidade e pela reitoria-UFBA, e entre eles destacam-se:

1) Afastamento entre Reitoria, FAMED-UFBA e direção do Hospital.

2) Problemas de Recursos Humanos, que inclui falta profissionais de cargos técnicos e administrativos e médicos-preceptores, o que gera falta de supervisão de atividades dos MR e responsabilização dos mesmos pelos internos da graduação da FMB-UFBA, principalmente em plantões noturnos.

3) Falta de Recursos Materias, desde material descartável até cateteres e sondas. Adicionalmente, muitos equipamentos usados em técnicas de diagnóstico por imagem são obsoletos e/ou não funcionam, nem recebem manutenção adequada.

4) Inadequação de atividades, pois alguns programas dispõem de pouca rotatividade de pacientes, bem como concentração na atenção terciária à saúde, sendo necessária maior carga de atividade ambulatorial

5) Necessidade de adequação de atividades não oferecidas pelo C-HUPES através de convênios com outras instituições.

Entre outros problemas, como a sobrecarga devido ao grande número de leitos/MR, impossibilidade de realizar rodízios opcionais em outras instituições, condições ruins de trabalho e assistência (ex: não fornecimento de refeições para os MR em plantão noturno).

Os dirigentes do C-HUPES, da COREME e da MCO já elaboraram planos de ação para solução dos problemas apontados, cuja execução será avaliada por nova comissão da CNRM. Caso se observe que há pouca ação no sentido de colocar em prática esses planos, os programas de residência médica continuarão em diligência até o prazo final de adequação de abril de 2011.

Dessa forma é necessária uma mobilização dos MR e dos graduandos da FMB-UFBA, que estão incluídos na rotina do Hospital e da Maternidade, para pressionar as instâncias responsáveis, por uma ação efetiva e que busque a solução desses problemas.

Nenhum comentário: